Hoje apareceu me uma noticia muito engraçada na publicidade dos jogos de telemóvel, eu pensei e porque não pesquisar e falar aqui um bocadinho deste tema.
As árvores de Argan no Marrocos atraem muitos turistas, não é pela sua beleza, mas sim pelas inúmeras cabras que costumam estar em cima delas.
Apesar de parecer estranho, isso não é nada incomum. As cabras vêm subindo em árvores de Argan por centenas de anos.
O motivo é que essa árvore produz frutos, e atraem diversas cabras a subir seu tronco para saboreá-las. Onde passam uma média de seis horas por dia a alimentar-se dos seus frutos. Os frutos encontrados nas árvores não são comestíveis para os seres humanos, mas as cabras aparentemente adoram-nos.
Depois de consumirem as frutas junto ao chão, as cabras começam a subir para alcançar os galhos mais altos das árvores.
Os agricultores locais incentivam-nas a fazer isso por duas razões:
Primeiro, porque o fruto é uma valiosa fonte de óleo de argão, um recurso natural cada vez mais popular e difícil de encontrar. Tradicionalmente, as cabras eram uma parte importante no negócio da produção de óleo, já que era necessário que as cabras comessem o fruto, porque a dura noz passa ilesa pelo sistema digestivo do animal. A excreção da cabra era então recolhida, e as sementes moídas para extrair o óleo. Essa prática é eficaz, mas demorada e não pode ser usada em grande escala, por isso atualmente é dada preferência a outros métodos.
Em segundo, os turistas que as adoram fotografar. Agricultores experientes entenderam que as cabras se tornaram numa atração turística e incentivam os animais a subir às árvores quando os turistas passam. As cabras ficam felizes desde que ainda haja frutas suficientes para consumir e os agricultores cobram uma taxa aos visitantes que as querem fotografar.
By: Andreia Charréu
In: Coisas estranhas, Sapo