A ciência e o conhecimento evoluem, por isso muitas das coisas que aprendemos na escola já não são totalmente verdade.
Se ainda aprendeu na escola que Plutão era o nono planeta, já sabe que não é verdade. No entanto, não se pode qualificar de mentira ou erro o que aprendeu, a questão é que o conhecimento evolui e renova-se.
Erros de tradução, interpretações ambíguas, conceitos contraditórios, simplificações, equívocos, conhecimento obsoleto, mitos populares, explicações erróneas também fazem parte do currículo escolar. Veja alguns exemplos:
Colombo descobriu que a Terra era redonda |
Colombo descobriu que a Terra era redonda pois, mas na Grécia antiga era sabido que a Terra era redonda, e Eratóstenes de Cirene geógrafo chegou a fazer uma medição do diâmetro do nosso planeta. Na verdade, o próprio Colombo conhecia o trabalho de cartógrafos que propuseram a esfericidade da Terra.
Camaleões mudam de cor apenas para se camuflarem |
As cores dos camaleões têm alimentado muitos dos mitos da escola. Estes répteis escamosos não mudam de cor apenas para se camuflar. usam a camuflagem para comunicar diferentes estados físicos ou emocionais, por exemplo: uma fêmea receptiva ao acasalamento ou está grávida, um macho que está com raiva, se há um inimigo ou presa à vista. Também serve para regular a temperatura.
As sete cores do Arco-íris |
Com as experiências de difração prismas, Isaac Newton definiu as sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta ou roxo. O número escolhido não foi acidental, mas estava relacionado com os planetas então conhecidos, dias da semana e as notas musicais. Mas a realidade é que ficou aquém. Lembre-se, o conceito de cor é não só físico, mas também psicológico e fisiológico, assim como a escuridão e uma saturação de cor e misturas permitem perceber uma ampla gama de cores.
O magma dos vulcões originam-se no centro da terra |
Embora esta crença se estenda desde a fase de escola, o magma é rocha fundida que, em alguns lugares, é agrupada e formam bolsas nas últimas camadas de crosta terrestre, entre 80 e 200 km de profundidade, uma região conhecida como a astenosfera. O centro da Terra é mais de 6.000 quilómetros de profundidade.
Peixes respiram oxigénio a partir da água |
Até deve ter ouvido que os peixes engolem a água pela boca e bombeiam-na depois pelas guelras. A explicação leva a um erro de dedução: para viver, o peixe tinha que beber água para receber o oxigénio. Na verdade, a água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio. Depois, expulsa dióxido de carbono pelos opérculos, que são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe. Nunca engolem a água do mar.
Invenções |
Gutenberg inventou a imprensa; Watt, o vapor; e Graham Bell, o telefone. Em parte verdade.
Johannes Gutenberg inventou o que era a moderna impressão com tipos móveis. Mas muito antes, romanos e chineses já tinham dado os primeiros passos com impressoras mais arcaicas.
O primeiro vapor não se deve ao mecânico escocês James Watt. Foi desenvolvido em 1633 por Edward Somerset com a ideia de levar água a partir do primeiro andar para o segundo num castelo de Londres e, décadas mais tarde, foi o engenheiro Thomas Newcomen que criou o vapor atmosférico a partir do vapor da queima de fósseis naturais. Watt, no entanto, fez melhorias dramáticas no motor de Newcomen.
Finalmente, o verdadeiro inventor da transmissão do som através de fios elétricos (chamado teletrofone e telefone) não foi Alexander Graham Bell, mas o engenheiro mecânico italiano Antonio Meucci.
Darwin apresentou a teoria da evolução |
É verdade, mas muitas vezes não é referido que Alfred Russell Wallace chegou às mesmas conclusões, e quando as compartilhou com Darwin, este decidiu publicar o seu próprio estudo. Atualmente conhecida como a Teoria de Darwin-Wallace. Tecnicamente, também não foi o cientista britânico Alexander Fleming que descobriu a penicilina, mas Howard Florey, Norman Heatley e Ernst B. Cadeia.
De forma gratuita aprendemos, relembramos e evoluímos nos tempos e na sociedade. Assim é o anti-céptico!
by: Carmen Dolores