Recent Posts

Aprendeu na escola mas... será mesmo verdade?

A ciência e o conhecimento evoluem, por isso muitas das coisas que aprendemos na escola já não são totalmente verdade.


Se ainda aprendeu na escola que Plutão era o nono planeta, já sabe que não é verdade. No entanto, não se pode qualificar de mentira ou erro o que aprendeu, a questão é que o conhecimento evolui e renova-se.

Erros de tradução, interpretações ambíguas, conceitos contraditórios, simplificações, equívocos, conhecimento obsoleto, mitos populares, explicações erróneas também fazem parte do currículo escolar. Veja alguns exemplos:

Colombo descobriu que a Terra era redonda

Colombo descobriu que a Terra era redonda pois, mas na Grécia antiga era sabido que a Terra era redonda, e Eratóstenes de Cirene geógrafo chegou a fazer uma medição do diâmetro do nosso planeta. Na verdade, o próprio Colombo conhecia o trabalho de cartógrafos que propuseram a esfericidade da Terra.

Camaleões mudam de cor apenas para se camuflarem

As cores dos camaleões têm alimentado muitos dos mitos da escola. Estes répteis escamosos não mudam de cor apenas para se camuflar. usam a camuflagem para comunicar diferentes estados físicos ou emocionais, por exemplo: uma fêmea receptiva ao acasalamento ou está grávida, um macho que está com raiva, se há um inimigo ou presa à vista. Também serve para regular a temperatura.

As sete cores do Arco-íris

Com as experiências de difração prismas, Isaac Newton definiu as sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta ou roxo. O número escolhido não foi acidental, mas estava relacionado com os planetas então conhecidos, dias da semana e as notas musicais. Mas a realidade é que ficou aquém. Lembre-se, o conceito de cor é não só físico, mas também psicológico e fisiológico, assim como a escuridão e uma saturação de cor e misturas permitem perceber uma ampla gama de cores.

O magma dos vulcões originam-se no centro da terra

Embora esta crença se estenda desde a fase de escola, o magma é rocha fundida que, em alguns lugares, é agrupada e formam bolsas nas últimas camadas de crosta terrestre, entre 80 e 200 km de profundidade, uma região conhecida como a astenosfera. O centro da Terra é mais de 6.000 quilómetros de profundidade.

Peixes respiram oxigénio a partir da água

Até deve ter ouvido que os peixes engolem a água pela boca e bombeiam-na depois pelas guelras. A explicação leva a um erro de dedução: para viver, o peixe tinha que beber água para receber o oxigénio. Na verdade, a água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio. Depois, expulsa dióxido de carbono pelos opérculos, que são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe. Nunca engolem a água do mar.

Invenções

Gutenberg inventou a imprensa; Watt, o vapor; e Graham Bell, o telefone. Em parte verdade. 
Johannes Gutenberg inventou o que era a moderna impressão com tipos móveis. Mas muito antes, romanos e chineses já tinham dado os primeiros passos com impressoras mais arcaicas. 
O primeiro vapor não se deve ao mecânico escocês James Watt. Foi desenvolvido em 1633 por Edward Somerset com a ideia de levar água a partir do primeiro andar para o segundo num castelo de Londres e, décadas mais tarde, foi o engenheiro Thomas Newcomen que criou o vapor atmosférico a partir do vapor da queima de fósseis naturais. Watt, no entanto, fez melhorias dramáticas no motor de Newcomen. 
Finalmente, o verdadeiro inventor da transmissão do som através de fios elétricos (chamado teletrofone e telefone) não foi Alexander Graham Bell, mas o engenheiro mecânico italiano Antonio Meucci.

Darwin apresentou a teoria da evolução

É verdade, mas muitas vezes não é referido que Alfred Russell Wallace chegou às mesmas conclusões, e quando as compartilhou com Darwin, este decidiu publicar o seu próprio estudo. Atualmente conhecida como a Teoria de Darwin-Wallace. Tecnicamente, também não foi o cientista britânico Alexander Fleming que descobriu a penicilina, mas Howard Florey, Norman Heatley e Ernst B. Cadeia.

De forma gratuita aprendemos, relembramos e evoluímos nos tempos e na sociedade. Assim é o anti-céptico!

by: Carmen Dolores

UFCD: 443 - Formadora Ana Sofia Mota | Curso Técnico de Marketing